domingo, 18 de setembro de 2011

ÁRVORE E CRIANÇA: UMA RELAÇÃO DE AMOR




                                                                                                              Foto: Susi

        Dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. 
     São inúmeros os benefícios de uma árvore. Sua importância, inclusive, deve-se ao fato de seu valor estar ligado à conservação da própria vida, ao ar que respiramos. Daí a necessidade de mantermos as florestas. Dentre tantos benefícios, não podemos deixar de atribuir às árvores o de proteção dos solos; de retirada de poluentes do ar; de influência no clima; de diminuição de ruídos externos; de embelezamento das cidades e muitos outros.
        Um capítulo à parte nesta celebração ao dia da árvore é a reverência das crianças revelada no encantamento por este elemento que tem a cara da infância. Quem nunca se encantou com a imagem de uma casinha na árvore?
         Árvore e criança, uma relação de amor. Nossos pais e avós, em maior proporção, puderam estreitar esta tão lúdica relação. Hoje dada às exigências do estilo de vida urbano, nossas crianças pouco têm se apropriado deste conteúdo que demanda todos os sentidos para sua construção. Diante de um aparelho de televisão uma criança só utiliza dois sentidos: visão e audição. Como elaborar o conceito mental "árvore" de maneira bidimensional? A criança precisa experimentar a textura, as dimensões, o cheiro de uma árvore... o som de suas folhas ao vento, o visual de suas flores, o sabor de sua fruta no pé!


                                                                                                            Foto: Gicele


       Em meu trabalho como psicopedagoga, mais especificamente nas Oficinas de Criação, tenho testemunhado o quanto uma paisagem arborizada favorece ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Lembro-me com orgulho do que a mãe de um cliente me relatou enquanto compartilhava as impressões de seu filho ao conhecer sua nova escola: "Tem uma amendoeira aqui!"
       Nesta aventura de se construir enquanto ser, a criança tem a oportunidade de descobrir as possibilidades e limites de seu corpo enquanto experimenta subir em uma árvore. A partir desta aprendizagem desenvolve sua auto-estima, potencializando ainda mais novas descobertas. Aprende a lhe dar com o medo de cair. Desenvolve senso de segurança e equilíbrio. Do alto de uma árvore conhece novos ângulos de seu ambiente. Aprende sobre os pássaros, insetos e etc. A sombra, o ar puro, bem como o lindo visual de um quintal com árvores proporcionam a criança um ambiente suave. O bem estar, fruto do contato com a natureza, recarrega energias necessárias aos desafios do crescimento de ordem mental, emocional e orgânico.
       Uma árvore inspira poetas e artistas plásticos. Que também inspire a nós pais, educadores e tantos quais convivam com a criança, a possibilitar de forma também poética, o encontro desta com este maravilhoso ser. A natureza agradece, a vida agradece.
                                                 
                                                                  Susi Emerich
                                                                   

Um comentário:

  1. Compartilho com vc... Sua majestade, a Árvore!
    http://dvsilva65.blog.com/2011/09/19/arvoragem/
    Bjo.

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz de saber o que achou. Fique à vontade em interagir.